Esquecido no Santos é um dos 5 maiores artilheiros brasileiros na Espanha
Você sabia que o atacante Willian José já jogou no Santos? Com uma passagem bastante apagada pelo Peixe, Willian protagonizou uma história bem oposta do que estamos acostumados a ver de jogadores que migram para a Europa. No futebol brasileiro, o atacante era visto como um jogador comum. No Velho Continente, virou destaque, mesmo atuando em uma liga “difícil” como o Campeonato Espanhol.
Atualmente no Real Bétis, Willian acumula 69 gols na LaLiga. Ele ultrapassou Neymar, que atuou no Barcelona entre 2013 e 2017, e está empatado com Ronaldinho Gaúcho, que também atuou no clube catalão, entre 2003 e 2008. Willian José se encontra atrás apenas de Luís Fabiano (72 gols) e Ronaldo Nazário (83 gols).
Na Espanha, o atacante de 30 anos atuou por cinco clubes diferentes: Real Madrid, Las Palmas, Real Zaragoza, Real Sociedad e Real Bétis. Sua melhor temporada na LaLiga foi a de 2017/18, onde anotou 20 gols e distribuiu quatro assistências em 40 jogos pelo Real Sociedad.
Willian José foi revelado nas categorias de base do Grêmio Barueri, em 2009. Ele teve passagens por diversos clubes grandes do Brasil, e foi no São Paulo onde teve maior destaque. Antes de se transferir para o Real Madrid, Willian estava no Santos, atuando por empréstimo do Deportivo Maldonado.
No alvinegro praiano, Willian José atuou em 25 partidas, marcando apenas cinco gols. Ele chegou em maio de 2013 e deixou o clube em dezembro de 2014. Seu primeiro gol com a camisa santista aconteceu em sua segunda partida e foi justamente contra o Grêmio, seu ex-clube.